Nada melhor que uma receita de bolo de fubá e um café feito no fogo, café bem quente, como dizem em Minas Gerais. Um bolo delicioso, ideal para o café da manhã ou da tarde.
As receitas são simples e típicas das fazendas caipiras em todo o Brasil, são receitas que toda avó ou aquela tia faz para nos agradar.
Portanto, não deixe de experimentar essas três receitas de bolo de fubá.
Despeje numa forma de 23 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com fubá. Leve ao forno moderado (180º C), preaquecido, por 30 a 40 minutos ou até que, com o teste do palito, ele saia limpo.
Deixe amornar e desenforme.
Rendimento: 15 fatias
Bata bem a manteiga e o açúcar. Acrescente as gemas, uma a uma, e continue batendo até formar um creme esbranquiçado. Aos poucos, junte o fubá misturado com a farinha e o fermento, alternando com o leite quente. Bata até obter uma massa homogênea. Por último, acrescente as claras batidas em neve e misture delicadamente.
Despeje numa forma de 23 cm de diâmetro, com buraco no meio, untada com manteiga e polvilhada com fubá. Leve ao forno moderado (180º C), preaquecido, por 30 a 40 minutos ou até que, com o teste do palito, ele saia limpo.
Deixe amornar e desenforme.
Rendimento: 15 fatias
Bata primeiro no liquidificador os ovos junto com o leite. Depois, acrescente o restante dos ingredientes exceto a erva-doce. Bata bem até os ingredientes ficarem incorporados. Por último, adicione a erva doce e misture bem com uma espátula.
Despeje numa forma de 20 cm de diâmetro, com buraco no meio, untada com manteiga e polvilhada com fubá. Leve ao forno moderado (180º C), preaquecido, por 30 a 40 minutos ou até que, com o teste
do palito,ele saia limpo.
Deixe amornar e desenforme.
Rendimento: 10 fatias
Fubá é uma palavra herdada dos africanos para designar farinha. Os responsáveis pela utilização intensa do milho foram os portugueses, eles transformaram a farinha produzida assim em deliciosos pratos como: papas, mingaus, pudins, broas, creme de milho e outras.
“O bolo de fubá era servido em uma época em que a cultura do trigo não era difundida mundialmente e se transformou em um alimento muito consumido nas grandes fazendas.
A receita foi amplamente difundida no Brasil, se transformando em um doce tipicamente conhecido no Nordeste e Sudeste do país, onde se concentrava a maioria da população brasileira na colônia.
Com o enriquecimento da cultura do país e a imigração de novos povos, não conseguimos datar a época em que surgiu o bolo de fubá cremoso. Alguns historiadores acreditam que seja já na época do leite em Minas Gerais que surgiu a combinação de queijo junto ao bolo dando assim origem ao bolo de fubá cremoso.”
Fonte: Culinária Regional
Esse website utiliza cookies.
Consulte mais informação