Você está visualizando atualmente Broa De Fubá Com Queijo Receita Da Vovó

Broa De Fubá Com Queijo Receita Da Vovó

Receita De Broa de Queijo – Uma Delícia!

Você está procurando uma receita deliciosa e fácil de fazer para impressionar seus amigos e familiares? Então você veio ao lugar certo! Neste artigo, vamos compartilhar com você uma incrível receita de broa de fubá com queijo, iguaria saboroso e irresistível. Prepare-se para experimentar uma broa caseira e surpreender a todos com essa delícia!

A broa de fubá é uma receita tradicional brasileira, especialmente popular nas regiões mineira e nordeste do país. É uma broa feito com queijo e fubá, que fica com uma textura macia por dentro e uma casquinha crocante por fora. Seu sabor irresistível, perfeito para acompanhar um café fresquinho ou um chá quente.

Broa De Fubá Com Queijo

broa de fubá com queijo
Broa De Fubá Com Queijo

Ingredientes

  • ⅓ de xícara (chá) de fubá mimoso
  • ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 75 g de manteiga sem sal
  • 3 ovos (em temperatura ambiente)
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de sementes de erva-doce
  • 1 xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso
  • fubá mimoso para polvilhar

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Peneire um pouco de fubá em duas assadeira grandes para formar uma camada fina que cubra todo o fundo.
  3. Numa panela média, coloque o leite, a água, o açúcar, a manteiga, as sementes de erva-doce e o sal e leve ao fogo médio.
  4. Assim que a manteiga derreter completamente e começar a ferver, adicione a farinha e o fubá, em fio, mexendo bem com uma espátula de bambu, até formar uma massa lisa. Continue mexendo por cerca de 2 minutos para a massa cozinhar. Atenção para o ponto: a massa deve formar uma película fina e seca no fundo da panela.
  5. Desligue o fogo e transfira a massa para a tigela da batedeira. Bata em velocidade baixa, com a raquete, por cerca de 5 minutos, para esfriar — isso evita que os ovos cozinhem ao ser adicionados e a massa desande.
  6. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e adicione à massa, batendo bem a cada adição — pare de bater e raspe a lateral da tigela no meio do processo. Depois do último ovo, deixe bater por cerca de 2 minutos, até formar uma massa lisa e brilhante.
  7. Adicione o queijo ralado à massa e misture delicadamente com a espátula para incorporar.
  8. Com um boleador de sorvete, retire uma porção de massa e transfira para a assadeira (se preferir, modele as broinhas usando 2 colheres de sopa). Repita o processo com toda a massa, deixando um espaço de 3 cm entre cada uma — as broinhas crescem bastante ao assar.
  9. Peneire fubá sobre as broinhas — é bem pouquinho mesmo, só para dar um acabamento. Leve ao forno para assar a 220 ºC (temperatura alta) por cerca de 15 minutos, até as broinhas estufarem bem — nessa etapa inicial, o forno precisa estar bem quente para formar vapor no interior da massa e deixar a broinha oca.
  10. Diminua a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média) e deixe assar por mais 25 minutos, ou até as broinhas ficarem douradas e firmes.
  11. Retire do forno e sirva a seguir. Por serem ocas, as broinhas também ficam ótimas quando são recheadas.

A broa de fubá com queijo é uma verdadeira delícia e pode ser apreciada a qualquer hora do dia. Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou como acompanhamento para uma refeição especial, esse pãozinho vai conquistar o seu paladar. Com essa receita simples e prática, você pode preparar as suas próprias broas de queijo em casa e surpreender a todos com o seu talento culinário. Então, não perca tempo e experimente essa gostosura agora mesmo!

E quando você preparar, conte para nós como ficou a sua receita nos comentários abaixo. Também compartilhe essa receita com suas amigas nas suas redes sociais. Ficaremos felizes com seu feedback, isso é muito importante para nós. Abraço e até a próxima receita!

Não deixe de ver também a nossa receita de: Broa De Fubá De Padaria

Você vai gostar dessas receitas também:

Ultimas receitas postadas:


Descubra mais sobre Vovó Zita Receitas

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário