Dobradinha com feijão branco é um prato que divide opiniões, uns gostam, outros não. A dobradinha é o nome dado na culinária para o bucho de animais, em especial ao do boi. É servida cozida em pequenos pedaços, com grande variedade de condimentos e acompanhamentos.
Apesar do sucesso, quando o assunto é dobradinha alguns amam, outros abominam. Seu preparo exige paciência, especialmente no que diz respeito à limpeza. E o tempo de cozimento é essencial.
É prato tradicional da cozinha do norte de Portugal e de diversas regiões do Brasil. Registra a história que, privada de consumir carnes, a população do Porto, em Portugal, inventou a dobradinha, assim como aconteceu no Brasil com o caldo de mocotó.
Dobradinha simples
Antes de passar a receita da dobradinha com feijão branco, vou te ensinar a limpar e preparar a dobradinha. Anote ai!
Dobradinha limpa
Ingredientes:
1/2 de dobradinha
Água
Limão
Sal
Modo de preparo:
Lave a dobradinha, e corte em pedaços grandes e raspe com uma faca não afiada.
Lave novamente a dobradinha e esfregue com limão cortado ao meio.
Lave mais uma vez a dobradinha e deixe de molho, em água e suco de limão, de um dia para o outro, ou durante 2 horas, no mínimo.
Cozinhe a dobradinha em água e sal, no fogo baixo, até que esteja macia.
Quando estiver macia, elimine a água e corte a dobradinha em pedaços pequenos.
A dobradinha está pronta para usar em qualquer prato.
Dica: O suco de limão ajuda a neutralizar o cheiro da dobradinha durante o cozimento. Retire as as sementes, para evitar gosto amargo. Também pode ser acrescentada uma boa quantidade de fubá ao molho, para melhor neutralizar o cheiro do preparo.